segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Poder legislativo de Aurora inicia exercício de 2012 a todo vapor

Dando Inicio aos trabalhos do Poder Legislativo aurorense do exercício de 2012, a Câmara Municipal de Vereadores realizou sábado (4) em sua sede própria, situada a Rua Dr. Guedes Martins, no Bairro Araçá, o mais populoso da cidade, a sua primeira sessão ordinária do ano em vigência.
O debate entre os edis presentes nesta reunião transcorria normalmente até que após a aprovação de vários requerimentos de autoria dos próprios parlamentares, o tom da conversa entre os vereadores mudou completamente – em virtude do Projeto de Lei 001/2012, oriundo do poder executivo que em sua mensagem reivindicava aquela augusta casa legislativa, urgência urgentíssima na votação do referido projeto de lei, ou seja, pedindo dispensa da analise das comissões permanentes.
O supracitado projeto diz respeito a contratação temporária de pessoal para suprir as atuais carências existentes nas secretarias de saúde, educação e infraestrutura do município. Na tentativa de convencer os pares aurorense acerca da emergência da votação do projeto, os vereadores Chico Henrique, Aderlânio Macedo e Valdeci Batista (Decir) entraram com um requerimento solicitando a dispensa da apreciação das comissões para o citado projeto de lei.
O fato é que o pedido de dispensa do parecer das comissões permanentes não foi bem aceito pelos vereadores da base oposicionista do governo municipal Adailton Macedo, que alegaram que o mencionado projeto de lei precisa sim ser analisado pelas comissões, para que posteriormente seja colocado para votação em plenário, inclusive a votação do requerimento dos edis acima citados, terminou com o placar de 4 X 3 favorável a bancada de oposição, onde inclusive foi o voto de minerva do presidente da casa – vereador Oliveira Batista que desempatou a votação, haja vista, que dos nove parlamentares apenas sete deles participaram da sessão.
Nem mesmo as explicações da Secretária Municipal de Educação, professora Fátima Oliveira acerca da importância da aprovação imediata do relatado projeto de lei foi capaz de convencer os vereadores de oposição, que se demonstraram irredutíveis quanto a questão da não dispensa do parecer das comissões permanentes.
O vereador Gerismar Pereira disse que o projeto deveria ter entrado naquela casa legislativa de forma individual, já que o teor do mesmo envolve três secretarias do município, sendo que por esse motivo votou a favor que o mesmo seja submetido a apreciação das comissões permanentes. A justificativa do edil Gerismar Pereira deixou o vereador Chico Henrique indignado, até mesmo porque segundo Chico Henrique o seu colega de trabalho no legislativo (vereador Gerismar Pereira) a bem pouco tempo havia votado contra o orçamento do município de 2012, prejudicando a população de Aurora.
Ainda segundo Chico Henrique o fato que mais chamou a atenção na votação desfavorável das comissões permanentes no orçamento de 2012, foi justamente o tempo que o vereador Gerismar Pereira usufruiu para analisar um projeto orçamentário de aproximadamente 150 páginas, ou seja, o supracitado edil precisou de menos de 1 minuto, conforme frisou Chico Henrique, acrescentado que aquela casa legislativa parece mais uma “escolinha”, quer dizer, uma brincadeira de mau gosto, haja vista, que o fator politicagem por parte de alguns vereadores tem falado mais alto do que a necessidade da população.
Após o imbróglio o presidente da câmara – vereador Oliveira Batista, confirmou uma reunião extra para o próximo sábado, dia 11, as 10:00h da manhã.
Votaram a favor que o Projeto de Lei 001/2012 fosse colocado no plenário para votação sem o parecer das comissões os seguintes vereadores: Chico Henrique, Aderlânio Macedo e Valdeci Batista (Decir).
Votaram a favor que o Projeto de Lei 001/2012 fosse encaminhado para apreciação das comissões permanentes os seguintes vereadores: Gerismar Pereira, Paulo José, Darc Landim e Oliveira Batista. Os parlamentares Erieudes e Iracilda não participaram da sessão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário