quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Juazeiro do Norte - CE - Repórter do Miséria estréia no Programa do Ratinho, do SBT, ajudando os bebês siameses do Ceará.



O repórter do Miséria, Roberto Bulhões estreou na tarde de ontem, no Programa do Ratinho, do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e conseguiu que o apresentador Carlos Massa se sensibilizasse em ajudar os bebês siameses de Santana do Cariri. Ao produzir uma matéria para o Site Miséria na semana passada, Bulhões teve a idéia de mostrar em vídeo a situação em que os bebês se encontravam e enviou as imagens a produção do Programa do Ratinho. A fita foi em mãos pelo empresário Raimundo Alexandre, da Eletrosul, que entregou diretamente aos produtores do Ratinho. Bulhões que trabalhou por vários anos no Aqui Agora, do SBT, ainda tem bons contatos dentro da emissora de Silvio Santos. Damião e Gabriel Torres de Oliveira nasceram no dia 15 de junho deste ano, são xifópagas e necessitam de ajuda para sobreviver. As crianças nasceram ligadas pelo abdômen, tem um só fígado e os corações estão colados um ao outro. Os pais são agricultores pobres, residem no Sítio Pimenteira, zona rural de Santana do Cariri, distante 35 quilômetros da sede do município, Ao tomar conhecimento que os garotos estavam passando necessidades, a direção do Miséria enviou o repórter Roberto Bulhões a Santana do Cariri, para documentar tudo e tentar ajudar no que fosse possível. Lá foi constatado que o poder público de Santana do Cariri não tem dado a atenção necessária aos xifópagos e esse abandono virou agora notícia nacional.
Roberto Bulhões retornou hoje pela manhã para conversar com os pais das crianças xifópagas, levando algumas ajudas conseguidas com pessoas amigas e com os Anjos Solidários em Juazeiro do Norte, além de orientações do Programa do Ratinho, que vai levar o casal e os gêmeos ainda este mês para São Paulo. Ratinho que se emocionou ao ver as imagens das crianças coladas uma na outra, assumiu publicamente que vai dar toda assistência possível para que a medicina possa dar um diagnóstico correto e que os bebês siameses cearenses possam sobreviver da melhor forma possível.
Após a matéria publicada sobre o caso, no dia 04 deste mês, o Miséria recebeu da Prefeitura de Santana do Cariri, cópia de um "Ato de Inspeção" feito pelo Ministério Público, junto com o Secretário de Saúde e uma médica do município, datado de 03 de agosto deste ano, alegando que o município está ajudando a família e os bebês siameses. Junto com a cópia do documento foram enviadas duas fotos, mostrando a ajuda com alimentos. Na foto se vê claramente uma caixa de papelão com alguns alimentos, fato relatado pela mãe dos gêmeos que foi de uma vereadora que é secretária.No final do "Ato de Inspeção", as declarações comungam com o que foi escrito na matéria: "A situação do casal é difícil. A única renda é o Bolsa Família, existe muitos débitos no comércio sobre alimentação. Será feito recomendação a Secretaria de Ação Social sobre leite e fornecimento de cesta básica. Será feito recomendação a Secretaria de Ação Social para acompanhamento psico-social.
Fonte: Miséria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário