sábado, 12 de março de 2011

Poder Legislativo de Aurora realiza 3ª sessão ordinária do exercício 2011






Dando continuidade aos trabalhos legislativos referentes ao exercício de 2011, a Câmara Municipal de Vereadores de Aurora, na região do cariri, que tem como presidente o vereador Oliveira Batista (PSDB), realizou as 10:00h da manhã de sábado, dia 12 de março do ano em vigência, mais uma sessão ordinária.
A sessão contou com a presença de todos os nove parlamentares aurorenses, que juntos discutiram e aprovaram requerimentos voltados para o bem-estar da municipalidade aurorense, entre eles os da vereadora Darc Landim que reivindica providências do poder executivo aurorense, acerca de melhorias no matadouro público; trabalhos voltados para a operação tapa-buraco nas estradas vicinais do município; assim como a construção de uma passagem molhada nas imediações do açude recreio – mais precisamente onde passa a sangria do referido açude, que dá acesso ao sistema de fornecimento d’água da Cagece local.
Na mesma ocasião, aquela casa legislativa também aprovou o Precedente Regimental nº 001/3ª Sessão, que estabelece que o vereador inscrito para falar no pequeno expediente deverá fazê-lo diretamente na tribuna. O presente precedente será anotado em livro próprio, para orientação na solução de casos análogos, conforme determina o art. 213, do regimento interno do citado órgão legislativo aurorense.
Fazendo Uso da Tribuna:
Vereador Valdeci Batista Leite (Deci): Usando a palavra diretamente da tribuna da câmara, o mencionado vereador solicitou do chefe do executivo aurorense, respostas referentes aos vários requerimentos que já foram enviados pelos edis junto ao Sr. Prefeito municipal, e que até agora não obtiveram nenhuma resposta do mesmo. Na mesma oportunidade, Valdeci Batista entregou requerimento ao presidente da casa, Oliveira Batista, solicitando a folha de pagamento referente ao mês de fevereiro da Câmara Municipal de Aurora.
Vereador Francisco Ferreira Sobrinho (Erieudes): Foi procurado pelos representantes dos blocos carnavalescos Trutas Folia, Pankdão e Auropirados, acerca da ajuda de custo que a prefeitura disponibilizou para todos os seis blocos participantes do Aurora Folia 2011, porém os citados blocos não receberam a referida bonificação no valor de R$ 1.000,00. Neste momento o líder do prefeito na câmara, vereador Chico Henrique (PMDB), disse que se os três blocos não receberam os seus respectivos incentivos financeiros da prefeitura, foi devido os mesmos terem infringido algum artigo do regulamento do certame, haja vista que conhece bem a seriedade do secretário de Cultura, José Cícero, mas que iria solicitar por escrito da Seculte, o que aconteceu para que os reclamantes não recebessem a ajuda de custo. Erieudes discorreu também no que tange a aprovação do projeto de lei do executivo aurorense, que determina a criação de Cargos Comissionados, inclusive aprovado recentemente por seus companheiros edis. Erieudes chegou a dizer que a criação desses cargos comissionados não passava de manobra política, para não chamar os candidatos aprovados no concurso público do município.
Vereador Aderlânio Macedo: Parabenizou o presidente da casa, Oliveira Batista pela idéia de criar o precedente regimental acima relatado, bem como esclareceu assuntos atinentes a operação tapa-buraco que a prefeitura vem realizado nas estradas vicinais do município, no sentido de minimizar os problemas ocasionas pelas intensas precipitações pluviométricas caídas em todo município de Aurora, o que ocasionou sérios problemas pra toda população deste município, principalmente para o chefe do executivo aurorense que tem se desdobrado no sentido de solucionar tais imbróglios.
Vereadora Darc Landim: Saiu em defesa dos blocos carnavalescos que não receberam a bonificação de participação no Aurora Folia 2011, bem como disse que os candidatos aprovados no concurso público municipal estão sendo prejudicados no que diz respeito a lotação dos mesmos, sendo que eles estão indo trabalhar em lugares muito distante de suas casas. Darc Landim falou ainda acerca dos requerimentos enviados ao prefeito municipal e, que os edis ficam sem nenhuma resposta do alcaide aurorense.
Vereador Chico Henrique: No inicio do seu pronunciamento, Chico Henrique concedeu a palavra ao Secretário de Cultura, Turismo e Desporto, José Cícero que fez uma análise sucinta a respeito dos reais fatores que levaram a Seculte, a penalizar com o não pagamento da ajuda de custa, aos três blocos de carnaval acima relatados, isto é, conforme as palavras do próprio secretário, os referidos blocos infringiram acintosamente alguns dos artigos do regulamento do Aurora Folia 2011, principalmente no que determina a permanência de todos os blocos durante as quatro noites da festa, no corredor da folia. José Cícero falou ainda da grande em que se constitui o carnaval de Aurora, inclusive argumento que a Seculte promoveu reunião com todos os dirigentes de blocos, no sentido de orientá-los justamente a respeito do regulamento da 3ª edição do Aurora Fola, sendo que todos estavam cientes de que deveriam cumprir o que reza o regulamento do evento.
Retornada a palavra ao líder do prefeito, vereador Chico Henrique, discorreu sobre a questão levantada pela parlamentar, Darc Landim sobre os concursados que estão trabalhando em lugares distintos dos seus de origem. Chico Henrique fez lembrar a todos que o concurso é do município, não havendo a possibilidade do candidato aprovado escolher o lugar onde quer trabalhar. Disse inclusive, que tem eleitor dele que mora, por exemplo, no sitio beira do rio, e que foi lotado para exercer sua função na região de Ingazeiras, sendo que já tentou colocá-lo numa localidade mais próxima se sua residência, porém sua tentativa não obteve nenhum êxito.
O supracitado parlamentar falou da lisura de como o concurso público de Aurora aconteceu, ou seja, em nenhum momento o prefeito Adailton Macedo tentou beneficiar nem tampouco prejudicar ninguém. Por fim, Chico Henrique teceu fortes elogios ao presidente do legislativo aurorense, vereador Oliveira Batista, parabenizando pelo brilhante trabalho que o mesmo vem realizando a frente da Câmara Municipal de Vereadores de Aurora.
Vereador Oliveira Batista: Para finalizar a sessão deste sábado (12), Oliveira Batista falou a respeito do requerimento do vereador Valdeci Batista, onde o mesmo reivindica do nobre presidente a folha de pagamento daquela augusta casa legislativa, que segundo Oliveira Batista a mesma estará disponível para o solicitante. Em seguida, o presidente deu a reunião por encerrada, fato que provocou revolta no vereador Valdeci Batista, pelo fato do mesmo não ter tido o direito de usar a tribuna, haja vista já haver solicitado como manda o regimento interno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário