segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Agentes Comunitários de Saúde de Aurora são homenageados

Para celebrar o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, comemorado na data de 04 de outubro de cada ano, A Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Aurora, juntamente com a Coordenação do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde, bem como a Associação dos Agentes Comunitários de Saúde do Município, realizaram domingo, dia 17 de outubro de 2010, festa dedicada aos 44 Agentes Comunitários de Saúde de Aurora. Os festejos aconteceram nas dependências do Centro Social Urbano (CSU), situado a Vila Paulo Gonçalves, e contou com a presença de várias autoridades do município, entre elas o vice prefeito, Antonio Gonçalves Landim; a Secretária de Saúde, Drª Petrúcya Frazão Lira; a Coordenadora do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde, Drª Alanna Roberta Lustoza Macedo; os vereadores Aderlânio Macedo; Darc Landim e Maria Iracilda; o Defensor Público, Dr. Célio Saraiva; a genitora do prefeito Adailton Macedo, Dona Risalva Macedo; os Agentes de Saúde eo seu presidente, Luiz França; entre outros.
A programação começou as 09:00h da manhã com um café da manhã, seguida de missa em ação de graça, celebrada pelo vigário Fabiano de Quitaius. Na sequencia, houve a palavra dos convidados que discorreram acerca da importância dos Agentes Comunitários de Saúde, junto a comunidade aurorense. A organização do evento serviu um almoço (Buffet – Celmar) para todos os presentes na festa, assim como houve sorteio de brindes para os ACS. Lembrando que, por motivo superior, o prefeito Adailton Macedo e a Primeira Dama Rose Macedo não puderam comparecer ao evento, mas deixaram mensagem de otimismo para todos os homenageados, que inclusive foi lida pela Coordenadora do PACS, Alanna Roberta. Da mesma forma, o Diretor da Policlínica Dr. Acilon Gonçalves, Dr. Mikael Figueiredo, também deixou a sua felicitação para o ACS.
Cumpre destacar que, A profissão do agente comunitário de saúde (ACS) foi legalizada pelo Governo Federal em 2002 (Decreto Lei nº 10.507) e é exercida em Aurora por 44 profissionais que atuam na área urbana e rural, visitando famílias para levar cidadania. Os ACS são o espírito da atenção básica, são pessoas da comunidade capacitadas para fazer o trabalho de prevenção e promoção à saúde. Eles entram na casa das pessoas e identificam situações de risco. Eles são agentes de mudanças, na medida em que aprendem com as experiências das pessoas, com os profissionais de saúde, compartilhando o que foi aprendido com a própria comunidade. O papel do ACS como mediador é uma unanimidade, tanto no que se refere à mediação entre o serviço e a comunidade como no que se refere à mediação entre diferentes saberes. Este conceito foi ampliado ao incluir a facilitação do acesso aos direitos de cidadania de modo geral. Enfim, assim como os demais profissionais da área da saúde, os agentes também podem ser vistos como “anjos sem asas”, pois contribuem muito na qualidade de vida da nossa comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário