terça-feira, 3 de novembro de 2009

Cantor aurorense presta entrevista ao Site de Aurora




Esteve recentemente visitando o Distrito de Ingazeiras, o cantor e compositor aurorense Alcymar Monteiro, que é natural daquela localidade. O mesmo nasceu nos idos de l.950 e têm como genitores o Sr.Arthur Monteiro dos Santos e a Srª. Maria Monteiro dos Santos, ambos oriundos do Estado de Pernambuco. Da união do casal, nasceram oito filhos.
No entanto, a reportagem do Site da Prefeitura Municipal de Aurora, nas pessoas dos repórteres Luiz Neto e João Silva, estiveram na ocasião conversando com o artista, que, no entanto fora indagado sobre a sua trajetória musical e a alegria de voltar à terrinha natal. Na ocasião, o filho ilustre de Ingazeiras, falou que visitar a terra querida, é como reviver o passado, recordar o princípio de toda a história de sua vida. Disse ainda, que, o que recorda muito de Ingazeiras.
“É a maneira como fui criado, onde tive uma infância com muita liberdade, fui uma criança muito feliz, vivendo na pacata comuna, onde nada me impedia de tomar banho nas águas doces do rio salgado, montava a cavalo na companhia dos irmãos e vizinhos da época, me reunia com os colegas à beira do rio, para brincarmos e ao mesmo tempo chuparmos uma deliciosa cana-de-açúcar. Era na verdade, uma verdadeira felicidade para todos nós, isso sem falar, na alegria de irmos para a escola diariamente com muita satisfação”.
Frisou ainda, que aprendeu a cantar o hino Nacional brasileiro muito cedo, com a Professora Irene Macedo, e tudo isso serviu de experiência e amadurecimento profissional, para encarar as adversidades da vida. E adiantou ainda, que quem não tem passado, não tem presente, nem tem futuro. “Foi a partir dessa realidade, que me senti obrigado a se ausentar do vilarejo de Ingazeiras, por que o campo de trabalho era muito restrito, e precisava dar maior dimensão as minhas aptidões artísticas, que na época o Município de Aurora, não oferecia infraestrutura para tal feito. Sendo assim, me senti obrigado a procurar outro centro mais desenvolvido, me mudando para o vizinho Município de Juazeiro do Norte.
Cidade mais desenvolvida e como maior infraestrutura no campo de trabalho, isso sem se falar na religiosidade de um povo que adotara o Padre Cícero Romão Batista, como santo dos nordestinos. O então cantor sonhador percebera que era o caminho mais viável para a concretização e realização de tudo aquilo que almejava realizar. Vez que, a cidade de Juazeiro do Norte, era a principal cidade da região, isso tanto no aspecto cultural como econômico, e seria sem sombra de dúvidas, mais fácil a minha projeção no cenário artístico cultural, tendo em vista, que o comércio no ramo era mais expansivo e facilitaria o acesso aos meios de comunicação, que há 40 anos atrás, era uma raridade encontrar uma emissora de Rádio.
Até porque, as principais Rádios existentes na região, eram instaladas na cidade de Juazeiro do Norte, se tornado assim, o meio mais viável para divulgação e propagação de profissionais que trabalhavam com produções musicais, ora no anonimato. Foi justamente nesse momento que começou toda a minha história no mundo da música. “No princípio participei de Programas Radiofônicos, como calouro nas duas Emissoras de Rádio existentes na cidade, as tão conceituadas Rádios: Iracema e Progresso respectivamente. E que na época lideravam o mercado no campo publicitário.
Mas, o que é mais importante, é saber que o meu berço natural (Ingazeira) tem evoluído muito principalmente, na área da Educação, na infraestrutura e outras conquistas que outrora, não passava de sonho, e que na atualidade tem se tornado realidade. Como é o caso da Internet, que a exemplo de outras localidades do interior nordestino, já conta com os serviços de atendimento acessíveis a comunidade”. Mas, segundo o cantor aurorense o que motivou sua vinda ao Distrito de Ingazeiras, foi á necessidade de fazer um apanhado de informações, através de filmagens focando os principais pontos turísticos da vila, e ao mesmo tempo puder retratar também, muitas coisas bonitas e inusitadas, que só se encontra aqui na terrinha do salgado.
“Quero salientar que todo este trabalho realizado aqui, será exibido na próxima produção artística(fonográfica), ou seja, gravação de um DVD e CD que será lançado, em meados do mês de Março do ano que vem em âmbito nacional. Vale mencionar, que nos seus 60 anos de vida, o cantor já produziu em toda a sua trajetória musical, 52 obras inéditas, sem somar esse próximo trabalho que tem como título Tradição e Tradução”. O mesmo nos informou na ocasião, que é casado pela terceira vez, e desses três relacionamentos nasceram três filhos, um cearense e dois Pernambucanos. E ultimamente reside na capital pernambucana (Recife).

Nenhum comentário:

Postar um comentário