quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Setor de Vigilância Sanitária de Aurora discute a qualidade da água

A Prefeitura Municipal de Aurora, por meio do Setor de Vigilância Sanitária, realizou nesta terça-feira, 26, o I Encontro Sobre a Qualidade da Água e as Doenças causadas pela sua ingestão.
O evento aconteceu nas dependências do Salão Paroquial, situado na Rua São Vicente, no centro da cidade. Esta iniciativa partiu da Coordenadora da Vigilância Sanitária do Município de Aurora, Drª. Diala Tavares Teles. Preocupada com a qualidade da água consumida pela população da cidade e com possíveis doenças causadas pela sua ingestão, a mesma procura orientar a comunidade no sentido de como melhor consumir o liquido precioso.
A palestra foi proferida pela Supervisora de Produção da Cagece da cidade de Juazeiro do Norte, a Srª. Lindamar Bezerra da Silva. Durante a sua fala a mesma argumentou sobre a missão da Cagece. “Contribuir para a saúde e qualidade de vida, prestando serviços de abastecimento de água tratada e coleta do esgoto sanitário, de forma auto-sustentável, com responsabilidade social e ambiental.” No Nordeste a oferta de água é escassa, mal distribuída especialmente, apresentando secas prolongadas com comprometimento das bacias hidrográficas. A aceleração do crescimento urbano impõe limites à disponibilidade hídrica. O Brasil detém:• 14% dos recursos de água doce aproveitáveis do planeta• 8% dos recursos superficiais do planeta apresenta uma distribuição desigual no espaço e no tempo• 80% da água doce superficial está na região amazônica• 20% no restante do paísApenas 1% da água existente no planeta está disponível para o consumo humano, sendo:• 97% Água Subterrânea(metade situa-se a mais de 800m de profundidade)• 3% Água de SuperfícieForam estes alguns dos assuntos abordados durante o I Encontro Sobre a Qualidade da Água e as Doenças causadas pela sua ingestão. Várias pessoas de diversos segmentos da sociedade participaram daquele proveitoso encontro. Dentre elas, a Secretária de Saúde Drª. Petrucia Frazão Lira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário